Os candidatos do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Cascais, João Ruivo, e à presidência da Junta de Freguesia de Alcabideche, Sandra Chamusco, reuniram-se esta semana com a Associação de Moradores de Atibá para ouvir as aspirações e necessidades de uma instituição que, além de representar os interesses dos moradores, promove a prática desportiva junto da comunidade.
Entre os “sonhos” partilhados pela direção estavam a criação de um campo de padel e de uma pista de tartan para os atletas premiados da agremiação. Perante estas ambições, João Ruivo defendeu que os apoios camarários devem também servir para dar condições aos clubes e associações para gerarem receita própria:
“Se o município der a cana em vez de dar o peixe, os clubes ganham autonomia e deixam de ter de andar atrás de subsídios”, afirmou.
Durante a conversa, Sandra Chamusco quis ainda conhecer de perto os problemas do bairro, como a inexistência de passeios e de transporte público — questões que já assumiu como bandeiras para o seu mandato na Junta.

Outro desafio identificado foi a dificuldade de divulgar as modalidades e atividades da associação junto da população. Para este problema, João Ruivo apresentou uma das propostas:
“Uma das nossas medidas é criar um canal municipal onde as associações possam apresentar os seus serviços.”
Na linha dos investimentos necessários, ambos os candidatos sublinharam o empenho na implementação de contratos plurianuais com as associações, permitindo-lhes planear com previsibilidade e segurança:
“As associações não podem andar nas ruas a pedir votos no Orçamento Participativo. Este ano sobraram 96 milhões de euros do orçamento municipal”, recordou João Ruivo.
A candidatura Dar Sentido a Cascais reafirma assim o compromisso de valorizar o trabalho das associações, garantir autonomia e criar condições para que a comunidade cresça de forma sustentada e menos dependente de subsídios.
Diga-nos o que é preciso para dar sentido a Cascais
Receba informações sobre as iniciativas, agenda e programa. Consulte a nossa política de privacidade e de proteção de dados pessoais.
acompanhe as nossas redes sociais