
Carlos Saltão, candidato à presidência da Junta de Freguesia Carcavelos e Parede, tem uma vida dedicada à cultura, deu voz a muitas histórias e é com esse percurso que quer agora assumir um novo papel: o de escutar as preocupações da comunidade, com atenção e coragem, e honrar o verdadeiro sentido do serviço público.
“Quem lidera a Junta tem de ouvir, estudar e resolver. E, quando não for possível, ajudar de forma persistente a encontrar soluções. Dizer, ‘isto não compete à Junta’ é desistir. ”
O que o motiva a ser candidato à presidência da Junta de Freguesia?
CS – Quando vim morar em Carcavelos, participei no Censos 2000 e percebi as assimetrias da freguesia, a pobreza escondida e a diversidade social, económica e cultural da população.
Desde cedo me comprometi a compreender e ajudar a resolver problemas. Como eleito na Assembleia de Freguesia, no meu primeiro mandato como autarca, levei muitos temas à discussão e defendi soluções para a comunidade.
Com a fusão com a Parede, os desafios duplicaram, com realidades diferentes e necessidades próprias. Carcavelos e Parede têm grande potencial e gentes de valor, cuja história merece ser honrada.
Quais são hoje os principais problemas e o que mudaria?
CS – A mobilidade é um problema central. Na Parede, a falta de estacionamento estrangula o trânsito e prejudica o comércio. Há erros no desenho de ruas e rotundas, feitos sem ouvir quem vive e circula aqui. As soluções têm de partir da realidade no terreno, não de gabinetes afastados. O comércio, embora popular e conhecedor dos seus clientes, precisa de apoio à modernização e à atratividade, sem se limitar à abertura de bares.
Quais são as três prioridades para os primeiros 100 dias?
CS – Tornar a gestão da Junta transparente e próxima. Reforçar a ligação aos fregueses e aos tutores de bairro, aumentar a intervenção social e apoiar o tecido produtivo, das pequenas empresas ao comércio local. Dar dignidade a mercados e feiras. Fazer um levantamento exaustivo do associativismo e dos seus projetos para reforçar o apoio e a colaboração.
Como quer envolver os moradores nas decisões?
CS – Quem lidera a Junta tem de ouvir, estudar e resolver. E, quando não for possível, ajudar de forma persistente a encontrar soluções. Dizer, “isto não compete à Junta” é desistir. Quero divulgar de forma contínua decisões e projetos, atualizar e melhorar o site da Junta, transmitir em direto as Assembleias e publicar atas. Incentivar a participação cívica com melhor divulgação e abordando temas concretos nos vários pontos das freguesias.
A EQUIPA EM CARCAVELOS E PAREDE

Carlos Saltão
Candidato a Presidente da Junta

Nuno Fradique

Filipa Torrão

Nuno Pires

Carolina Matos

Diogo Vigarinho

Ana Paula Santiago Pando

Carmo Mota

Pedro Serodio

Miette Borges

Helena Sengo

Gonçalo Rodrigues

Conceição Costa

José Pedro Figueiredo

Rui Alexandre

Vera Vasques dos Santos

Daniel Pando

Bruno Matias

Cláudia Gonçalves

Vítor Miranda

José Neves

Cristina Vigarinho

Pedro Vigarinho

Francisco Costa

Fátima Seguro

Arménio Fidalgo
AS NOSSAS PROPOSTAS
1 – Criar Linha verde, aplicação móvel e página web para reportar ocorrências
Permitir o acompanhamento on-line até ao fecho da ocorrência, mesmo aquelas que não sejam da sua responsabilidade direta.
2 – Criar um Gabinete Sénior para apoio burocrático e social
Facilitar o acesso a serviços, como rastreios de saúde e transporte domiciliário para as unidades de saúde.
3 – Requalificação, ampliação e criação de parques infantis
Um parque infantil em cada bairro.
4 – Criar um plano anual de manutenção dos espaços públicos
Em parceria com as associações de moradores, complementado por um mapa acessível a todos os fregueses e população em geral.
5 – Concluir a rede ciclável entre Carcavelos e Parede e ligá-la ao litoral.
6 – Criar Circuitos Escolares Seguros
Em coordenação e articulação com as Associações de Pais, promovendo e incentivando as crianças e jovens a deslocarem-se a pé ou de bicicleta.
7 – Organizar o estacionamento, priorizando residentes através de zonas específicas
Apoiando, também deste modo, o comércio local, proporcionar o estacionamento para modos leves de transporte.
8 – Promover e difundir campanhas “Compre Local”, em épocas festivas (Natal, Páscoa, Carnaval)
9 – Concretização da Biblioteca
Já prevista desde 2012, incorporando um centro de estudos e aberto a atividades lúdicas.
10 – Implementar Sistemas de rega inteligente e reaproveitamento de águas pluviais
Implementação de sistema de sensores e monitorização, diminuindo fugas e racionalizando os consumos.
11 – Criação comunidades de energia
Em parceria com as associações de moradores, associações culturais e desportivas, e empresas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Encerramento da campanha: um novo rumo começa agora
Não alcançámos a vitória que desejávamos, mas conquistámos algo essencial: o reconhecimento de um projeto sério, honesto e comprometido com as pessoas. O Partido Socialista afirmou-se como a segunda força […]
-
Dia 12 de outubro, vota PS
Encerramento da campanha Dar Sentido a Cascais hoje, 10 de outubro com Porco no espeto, bebidas e DJ Set.
-
PS quer dar “sentido de comunidade” à Aldeia de Juso
Os candidatos do Partido Socialista à Câmara Municipal de Cascais e à Assembleia Municipal, João Ruivo e Miguel Costa Matos, reuniram com a direção da Associação de Defesa da Aldeia […]
-
Economia: Cascais precisa de futuro
Cascais tem hoje um dos maiores orçamentos municipais do país — mais de 500 milhões de euros por ano. Mas apenas 2% dessas receitas têm origem na atividade económica local. […]
-
Mobilidade: Cascais tem de avançar
A mobilidade em Cascais não pode ser um luxo. Tem de ser cidadania. Hoje, grande parte dos residentes desloca-se diariamente para fora do concelho: mais de 407 mil viagens pendulares […]
-
Habitação: Cascais tem de voltar a ser casa
Cascais tornou-se um dos concelhos mais caros do país para viver. Em apenas cinco anos, o preço por metro quadrado subiu 57% na compra e 41% no arrendamento. Jovens e […]
Diga-nos o que é preciso para dar sentido a Cascais
Receba informações sobre as iniciativas, agenda e programa. Consulte a nossa política de privacidade e de proteção de dados pessoais.
acompanhe as nossas redes sociais